Nota: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS esclarece informações incorretas relatadas no reality show Big Brother Brasil

Participantes do BBB 23 chegaram a relatar que qualquer profissional da área da saúde poderia fazer procedimentos estéticos invasivos

Nota: Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS

Um diálogo recente entre participantes do programa de TV Big Brother Brasil (BBB23) despertou a atenção pela falta de informação sobre quais profissionais estão aptos a realizarem procedimentos estéticos invasivos. Um dos integrantes chegou a afirmar, erroneamente, que qualquer profissional de saúde poderia fazer esse tipo de procedimento.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS alerta que no Brasil o tema é regulado pela Lei do Ato Médico. A Lei nº 12.842/2013 define que os procedimentos estéticos invasivos são atos privativos do médico. Isso significa que somente médicos devidamente habilitados podem realizar esses procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica, preenchimento facial, lipoaspiração, rinomodelação, uso de estimuladores de colágeno injetáveis, entre outros tantos.

É importante ainda pesquisar sobre a formação e experiência do médico antes de decidir fazer qualquer procedimento estético. Esta área da saúde exige uma formação adequada, treinamento e certificação específicos, a fim de garantir segurança e resultados favoráveis e duradouros. Além disso, é essencial que o procedimento seja realizado em um ambiente higiênico, com equipamentos adequados e profissionais treinados para lidar com possíveis complicações.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Revisão: Dra Valéria Rossato

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.