Primeira parte da programação da Jornada Gaúcha de Dermatologia trouxe especialistas que discorreram sobre cosmiatria, subespecialidade da área da dermatologia voltada para o tratamento e prevenção de problemas estéticos
Os dermatologistas são pioneiros na maioria dos procedimentos estéticos e restauradores atuando em inúmeros estudos e testes antes de serem disponibilizados aos pacientes. Durante a programação da manhã de sexta-feira (18/03) vários estudos e técnicas na área foram debatidos por especialistas.
“Por toda essa experiência, o médico dermatologista é o expert para indicação para realização de procedimentos médicos e estéticos”, afirmou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Analupe Webber.
A palestra inicial da manhã foi da médica Valéria Campos (SP) que trouxe diversas tecnologias que estão sendo usadas na cosmiatria. Além dos atuais procedimentos, a palestrante falou de inovações que estão por vir que incluem, entre outros, o congelamento de gordura injetável. A técnica ainda não tem aprovações oficiais mas passa por estudos em animais.
Luiza Pitassi (SP) apresentou as diferenças nas indicações e no manejo do Laser fracionado ablativo e não ablativo. Através da apresentação de inúmeros casos clínicos, a palestrante demonstrou a versatilidade das tecnologias no tratamento de diversas alterações da pele.
O tratamento da face associando ácido hialurônico e bioestimuladores injetáveis foi o tema trazido pela médica Rachel Garcia. O procedimento é indicado para pacientes com perda de sustentação, seja por perda de estrutura óssea ou por alterações de ligamentos. Ainda, quando ocorre a perda de firmeza/densidade pelo afinamento da pele.
A apresentação que veio a seguir foi sobre o downtime, isto é, procedimentos de beleza que não exigem pausa na rotina para recuperação. A abordagem “no downtime” (sem tempo de pausa) é cada vez mais requisitada pelos pacientes e presente em consultórios de dermatologistas, que passam a oferecer uma gama de tratamentos com a possibilidade de retorno à rotina de imediato. O tema foi trazido pela médica Adriana Cairo (SP).
A queda de cabelos é uma preocupação frequente entre pacientes homens e mulheres. A aula de Luciana Gasques (MT) falou da microinfusão de medicamentos na pele (MMP®) na alopecia androgenética. A palestrante mostrou técnicas que estão sendo usadas no tratamento e as melhores condutas. As cicatrizes inestéticas foram trazidas a seguir pela médica Gisele Viana (MG).
Os peelings químicos foram apresentados pelo médico Felipe Ribeiro (SP), trazendo aos dermatologistas esse clássico recurso de forma didática e acessível. Através da demonstração de casos de pacientes, o especialista mostrou como é feita a aplicação e quais os cuidados necessários durante e após o procedimento.
Encerrando a programação do turno da manhã, o médico Marco Otávio Couto (DF) falou da analgesia e anestesia local para os procedimentos. Durante sua fala, demonstrou regras básicas para diminuir a dor no paciente.
O evento está sendo realizado de forma híbrida com atrações online e presenciais, no Hotel Hilton, em Porto Alegre (RS). Mais detalhes podem ser conferidos no site https://sbdrs.org.br/jornada/