Novos tratamentos e medicações aprimoram diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas

Atualização de procedimentos, novos métodos e medicamentos foram tema de palestras realizadas em evento em Gramado que vai até sábado (02/11)

O dermatologista Paulo Müller Ramos apresentou um estudo desenvolvido em diversos estados brasileiros, que demonstrou as causas da alopecia frontal fibrosante, uma doença que tem sido cada vez mais recorrente na população e que se manifesta, em geral, com perda dos pelos das sobrancelhas e os fios do couro cabeludo na região próxima da testa. O tema foi um dos destaques na primeira parte da programação do IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD.

– É uma doença que foi descrita na década de 90 e naquela época era rara, mas hoje tem se tornado frequente. Acontece mais intensamente em mulheres, especialmente no período pós-menopausa. Ela é importante porque o cabelo que cai dificilmente se recupera. A partir do diagnóstico, o tratamento visa estagnar o problema – disse.

Neste bloco, a dermatologista Fabiane Andrade Mulinari Brenner falou sobre alopecia androgenética em crianças e adolescentes e a Dra Yanna Kelly Formiga da Silva sobre doenças descamativas do couro cabeludo. A convidada internacional, Lidia Rudnicka, falou da tricoscopia.

Os testes com baterias especiais foram tema da aula de Renan Rangel Bonamigo, que destacou a importância de estudos constantes na área.

– Pesquisas são necessárias para que se contextualize ao longo do tempo a presença de alérgenos. A retirada ou inclusão está sempre relacionada a epidemiologia daquele momento em determinado país, por exemplo – explicou.

A dermatologista Vanessa Santos Cunha discorreu sobre deficiências nutricionais e a relação com a pele. Durante a sua abordagem ela falou sobre a prescrição de suplementos alimentares.

– Até hoje os resultados e avaliações sobre o uso de suplementos são subjetivos, ou seja, não há um conhecimento amplo sobre os riscos de longo prazo. Por isso, a ideia é promover uso espaçadamente e não contínuo – disse.

A programação teve um debate sobre a realização de procedimentos ungueais no consultório dermatológico. Este bloco contou com a participação dos convidados: Nilton Gioia Di Chiacchio, Nilton Di Chiacchio e Renan Minotto e, também, do convidado internacional da Alemanha, Eckart Haneke. Os casos apresentados abordaram tratamento conservador da onicocriptose e encurtamento do leito ungueal.

Como parte da programação da Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, tiveram como pauta temas diversos da dermatologia. Mariana Tremel Barbato falou dos fios de sustentação; Damiê de Villa, sobre ultrassom microfocado e Rosemarie Mazzuco ministrou aula sobre o rejuvenescimento das mãos.

Tratamento de estrias com agulhas e radiofrequência foi o tema de Mariana Modesto Dantas de Andrade Lima e Microinfusão de medicamentos na pele para o tratamento de cicatrizes, o tema de Luciana Gasques de Souza. Ao final do bloco Simone Teixeira da Silva Ramos discorreu sobre o rejuvenescimento genital feminino.

A discussão de procedimentos e cuidados com os cabelos contou com participação das médicas Giselle Martins Pinto e Mariana Modesto Dantas de Andrade Lima.

As convidadas internacionais Mariya Miteva, dos Estados Unidos e Lidia Ridnicka, da Polônia, foram destaque na programação dedicada aos cabelos na tarde desta sexta-feira (01/11). Elas discorreram sobre patologias e queda de fios – da tricoscopia a terapia.

Acne na mulher adulta, foi o tema destacado pela dermatologista Clarissa Prati Bernardi Cogo. Durante a sua aula, destacou fatores ambientais atuais que podem ter relação com esta, como estresse elevado, uso de suplementação alimentar esportiva na prática intensa de exercícios, entre outros.

– Um dos exemplos é o Whey Protein que é muito rico em aminoácidos essenciais e outros componentes que podem induzir a um aumento de lesões de acne nos pacientes – explicou.

O bloco teve, também, a apresentação de Juliano Peruzzo sobre o uso da isotretinoína e da endocrinologista Ticiana da Costa Rodrigues falando sobre hormonioterapia.

A parte final contou com debate do uso de imunobiológicos. As aulas foram apresentadas por Daniel Holthausen Nunes, Hiram Larangeira de Almeida Jr, André Vicente Esteves de Carvalho e Ricardo Romiti.

– Os biológicos são tratamentos inovadores para uma série de doenças dermatológicas. Temos diversas doenças inflamátorias como psoríase, alergias como urticária ou dermatite atópica e até na área de oncologia, onde há, muitas vezes, uma regressão dos casos – afirmou Ricardo Romiti.

Serviço

A 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD e a 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia ocorrem entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no Wish Serrano Resort & Convention Gramado. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS).

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.