Onda de calor reforça importância dos cuidados com a pele

Dermatologistas reforçam o alerta para medidas de fotoproteção em especial na semana que tem previsão de sol forte e temperaturas elevadas

 

 

A Prefeitura de Porto Alegre emitiu nesta segunda-feira um alerta para uma onda de calor, que resultará em vários dias consecutivos de temperaturas elevadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso inicia-se na terça-feira, (10/01) e pode se estender até domingo, (16/01). A previsão é de mínimas partindo de 20ºC e máximas podendo chegar aos 39ºC. Os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis entre 11 e 16, indicando cuidado extremo.

A recomendação médica é de um cuidado especial diante de uma temperatura tão elevada e de tanto calor. As dicas mais importantes são ficar muito atento a medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente.

“O calor em si não aumenta a chance de queimaduras solares na pele. Porém o que acontece é que as pessoas acabam se dirigindo mais a beira da praia e piscinas e se expondo mais ao sol. O grande problema é a quantidade de radiação ultravioleta que tem relação com os buracos na camada de ozônio”, explica a presidente da SBD-RS, Analupe Webber.

As recomendações habituais devem ser observadas. Utilizar o protetor solar com FPS >= 30 e reaplicar a cada 3 horas ou após imersão em água. Utilizar proteção física, como roupas, chapéus, bonés, óculos de sol, guarda-sol e procurar sombras.

A Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada pelos órgãos municipais, estão em alerta e acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.