Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS)
Nas últimas semanas, usuários de redes sociais têm comentado sobre o “rosto de Ozempic” ou “Ozempic Face”, que seria o efeito que o uso deste remédio causa nos pacientes. O Ozempic (Semaglutida) é um medicamento indicado no tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2. No entanto, ele vem sendo utilizado em modo off label para a obesidade, levando o paciente a uma rápida perda de gordura.
E qual a influência dessa medicação em relação à beleza da face? O emagrecimento rápido resulta em perda dos coxins de gordura faciais, o que diminui a sustentação e o contorno, tornando mais evidente a flacidez e as rugas.
⠀
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) destaca que existem alternativas muito eficazes e seguras para melhorar esse quadro, como o uso de bioestimuladores, tecnologias como Ultrassom de alta intensidade e laser, e preenchimento das áreas onde houve maior consumo da gordura natural. Outra orientação é que a perda de peso seja mais lenta e gradual, e que o tratamento para perda de sustentação da face seja feito desde o início do emagrecimento.
⠀
A Anvisa aprovou recentemente outro medicamento, o Wegovy, também à base de semaglutida, para tratamento de sobrepeso e obesidade, sempre com avaliação e prescrição médica.
A consulta ao médico Dermatologista é fundamental para definir qual o melhor protocolo de tratamento para cada paciente. Mais informações podem ser obtidas no link www.sbdrs.org.br
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak