Médicos dermatologistas orientam sobre hábitos que ajudam a manter a tão desejada pele jovem, firme e bonita
O envelhecimento faz parte da vida e um dos maiores desafios é a aceitação disso. Porém, há medidas que ajudam a retardar esse processo e os cuidados com a pele estão no topo dessa lista. Uma das primeiras recomendações para quem se preocupa com a pele é procurar um dermatologista especialista para uma avaliação e orientação de cuidados que podem ser adotados. A transição da adolescência para a fase adulta exige cuidados especiais que podem ser inseridos a médio e longo prazo.
– Toda mulher deve ter no médico dermatologista especialista uma referência para adotar esses cuidados. Existem recomendações básicas, mas o profissional médico dermatologista é quem vai apontar, de forma individualizada, práticas, produtos de cuidados gerais e receitar cosmecêuticos e medicamentos, se necessário, para ajudar nesse processo – afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Clarissa Prati.
Entre as orientações gerais estão o uso de hidratante, protetor solar e higienização completa que ajuda a amenizar o efeito da oleosidade e evita manchas.
– Evitar o tabagismo, seguir dieta regular e manter a prática de exercícios físicos também são fundamentais – completa a secretária científica da SBD-RS, Vanessa Santos Cunha.
Como as características da pele são diferentes entre homens e mulheres, os cuidados também serão.
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak