A busca por essa condição tem sido um dos temas mais recorrentes atualmente, e o mundo das celebridades frequentemente serve como referência para muitos
Recentemente, a aparência de Brad Pitt chamou a atenção, pois ele continua exibindo traços familiares, sem parecer ter sofrido mudanças drásticas, mesmo ao se aproximar dos 60 anos. A médica dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), Analupe Webber, comenta hábitos e cuidados que podem ajudar a manter uma pele saudável como a de Brad Pitt. Ela enfatiza que a fotoproteção é fundamental, particularmente para pessoas com pele clara, como o caso de Pitt, pois a exposição inadequada ao sol pode acelerar o envelhecimento cutâneo.
“Além do filtro solar, a incorporação de cuidados diários com produtos que contenham ácido retinóico, vitamina C ou ácido hialurônico para prevenir e tratar o envelhecimento da pele são importantes. Procedimentos como lasers, peelings e microagulhamento, que podem ajudar a manter a uniformidade e textura da pele, tratando poros dilatados, manchas e rugas finas são outros aliados”, afirmou
A especialista esclarece que há diferenças significativas entre o envelhecimento da pele em homens e mulheres, devido a fatores hormonais e outras características distintas. O processo de envelhecimento pode ser mais acentuado nas mulheres com a chegada da menopausa.
Portanto, mesmo pacientes do mesmo sexo podem responder de maneira diferente aos cuidados com a pele. Ela observa que as mulheres tendem a aderir melhor à fotoproteção e cuidados diários com a pele desde cedo, enquanto os homens frequentemente negligenciam esses cuidados.
A SBD-RS enfatiza que é fundamental que todos, independente do gênero, adotem uma rotina de cuidados com a pele e busquem a orientação de um dermatologista para alcançar e manter uma pele saudável e jovem.
Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak