Quando buscar a consulta com um Dermatologista

Manter uma pele saudável vai além de preocupações estéticas, sendo crucial para o bem-estar geral

Consultar um dermatologista em situações específicas é fundamental para garantir cuidados adequados e a prevenção de condições dermatológicas. É o que alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS).
Entre as condições frequentes na área estão problemas com acne, eczema, psoríase ou erupções cutâneas recorrentes. Nestes casos é aconselhável procurar a orientação de um dermatologista para uma avaliação detalhada e um plano de tratamento personalizado. Já as alterações em pintas, manchas ou sinais na pele podem indicar condições sérias, incluindo câncer de pele.
“Se o paciente observar alguma alteração na cor, tamanho, forma ou textura de qualquer marca na pele, deve imediatamente marcar uma consulta para avaliação e, se necessário, biópsia”, explica a presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzucco.
Exames regulares são essenciais para prevenir e detectar precocemente o câncer de pele, ainda com mais atenção para indivíduos com histórico familiar de câncer de pele ou exposição solar excessivas.
Rugas, manchas de idade ou flacidez da pele podem ser tratadas por um dermatologista, que oferece uma variedade de tratamentos estéticos e orientações para cuidados com a pele adequados à idade. Por fim, reações alérgicas na pele exigem a intervenção de um dermatologista para determinar os alérgenos envolvidos e propor estratégias de prevenção e tratamento.
Mesmo na ausência de problemas aparentes, uma avaliação preventiva com um dermatologista permite a identificação precoce de potenciais problemas e fornece orientações sobre os cuidados com a pele adequados para manter a saúde cutânea a longo prazo.
Em casos de suspeita de problemas de pele, procure um médico dermatologista. Os profissionais habilitados podem ser conferidos em nosso site.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.