Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele mobilizará ações no Rio Grande do Sul
Santa Cruz do Sul será um dos polos de atendimento da tradicional Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que reunirá dermatologistas e voluntários em uma mobilização simultânea em quatro cidades gaúchas no dia 13/12/2025. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBD-RS) busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e orientar a população sobre riscos da exposição solar, em um cenário onde o câncer da pele segue como o mais prevalente no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No município, a ação ocorrerá no Ambulatório Acadêmico do Hospital Santa Cruz, na Rua Marechal Deodoro, 861. A atividade será conduzida pela Dra. Jaquelini Barboza, com apoio de voluntários que atuarão tanto na triagem quanto nas orientações educativas sobre fotoproteção, sinais suspeitos e cuidados essenciais para prevenção.
A mobilização integra um esforço estadual que também abrangerá Porto Alegre, Alvorada e Caxias do Sul. Em todos os municípios, o Dezembro Laranja reforça que a prevenção depende de hábitos diários, como uso regular de protetor solar, atenção às mudanças na pele e busca de avaliação médica diante de qualquer alteração recente.
Em casos de suspeita, procure um médico dermatologista. Profissionais habilitados podem ser conferidos no site da SBD-RS: https://www.sbdrs.org.br
Serviço: Locais de atendimento no Rio Grande do Sul
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele – 13/12/2025
Porto Alegre
Ambulatório de Especialidades IAPI
Rua Três de Abril, 90 – Bairro Passo d’Areia
Informações: (51) 3289.5759
Alvorada
PAM 8
Rua Roberto Feijó, 147 – Bairro Bela Vista
Informações: (51) 3411.8093
Caxias do Sul
Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (CECLIN)
Rua Ernesto Graziotin, 29–129 – Bairro Petrópolis
Informações: (54) 99704.6537
Santa Cruz do Sul
Ambulatório Acadêmico – Hospital Santa Cruz
Rua Marechal Deodoro, 861 – Centro
Informações: (51) 9713.7439
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a SBD-RS
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.





