Saúde das unhas

30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos

Simpósio Unhas

No Simpósio Unha, que integrou a programação, médicos especialistas na área apresentaram informações relacionadas à saúde das unhas. O primeiro a falar foi o Dr. Leonardo Albarello, com uma aula dedicada a melanoníquia, coloração da lâmina ungueal variando do marrom ao negro. Representa um desafio no acompanhamento, pois há diversos diagnósticos diferenciais incluindo situações benignas e malignas. Segundo o médico, diversos fatores podem desencadear essa ativação, incluindo traumas como fricção crônica causada por atrito com calçados, hábitos como onicofagia e onicotilomania, além de condições pós-inflamatórias como psoríase ungueal, líquen plano ungueal e paroníquia crônica. Além disso, a melanoníquia pode ser associada a tumores ungueais benignos e malignos não melanocíticos, como doença de Bowen, carcinoma espinocelular e lesões como onicopapiloma e onicomatricoma.

Em seguida, o Dr. Renan Bonamigo, abordou a onicomicose, uma infecção fúngica que pode afetar as unhas, fornecendo informações sobre como diagnosticar e tratar essa condição.

A apresentação, a Dra. Vanessa Santos Cunha discutiu condutas no manejo das unhas frágeis que são um problema que muitas mulheres enfrentam, frequentemente associado a fatores como a prática de pintar as unhas, a menopausa e causas externas.

“Além disso, existem outros desencadeadores, incluindo o uso de certos medicamentos, carências nutricionais e doenças inflamatórias. Em alguns casos, quando não é possível identificar uma causa específica para a fragilidade das unhas, pode ser considerado como o que chamamos de Síndrome das Unhas Frágeias”, afirmou.

Ao final do bloco, o Dr. Renan Minotto abordou o clipping ungueal, uma técnica médica importante usada para envio de uma fração da unha ao laboratório para análise de uma série de patologias.

Serviço

As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://jornadasulbrasileiradermato.sbdrs.org.br/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.