Saúde e beleza andam juntos: especialistas debatem avanços na área de cosmiatria em evento promovido pela SBD-RS

Atividade integra a 1ª Jornada dos Serviços Credenciados do RS, que acontece no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, abordando temas como envelhecimento, manchas e cicatrizes

A cosmiatria, uma especialidade fundamental da dermatologia, combina conhecimentos de estética e Medicina para promover não apenas melhorias na aparência, mas também na autoestima e bem-estar dos pacientes A sessão de Casos e Discussões em Cosmiatria, coordenada pela Dra. Analupe Webber, Mestre em ciências médicas pela UFRGS, ocorreu na tarde desta quinta-feira (24/10), e apresentou abordagens inovadoras para condições dermatológicas. (aspas).

Dando início à atividade, a Dra. Manuela Tagliari discutiu um abscesso asséptico ocorrido após um preenchimento com ácido hialurônico, amplamente utilizados no rejuvenescimento facial, demonstrando segurança na prática clínica. Apesar disso, podem ocorrer complicações de início tardio, de semanas a meses após a injeção. O surgimento de nódulos pode ocorrer devido à má distribuição do material de preenchimento, à reação do produto, incluindo inflamação, hipersensibilidade ou reação granulomatosa, ou devido a uma infecção. Assim, o tratamento consiste no uso de corticoides sistêmicos, antibióticos orais, ou hialuronidase, enzima que quebra as ligações químicas do ácido hialurônico.

Posteriormente, a Dra. Giulia Malacarne relatou um caso de rinofima, uma condição que causa espessamento da pele nasal. No tratamento não cirúrgico, podem ser utilizados antibióticos, retinoides tópicos, cremes que ajudam a regular o crescimento celular, Isotretinoína oral, um medicamento que reduz a produção de óleo na pele e radioterapia. Já o tratamento cirúrgico, pode fazer uso de laser, criocirurgia, o congelamento de lesões para destruí-las e eletrocirurgia, que utiliza corrente elétrica para remover tecido anormal.

Encerrando sessão, o Dr. Matheus Melo abordou um raro caso de Síndrome de Alezzandrini, explicando o uso da fototerapia UVB de banda estreita, uma técnica que utiliza luz ultravioleta para tratar lesões faciais associadas à doença.

A coordenadora da palestra, Dra. Analupe Webber, ressaltou o papel da cosmiatria em transformar a vida dos pacientes.

“Nós que trabalhamos na dermatologia há muito tempo, vemos que a cosmiatria é muito mais do que o preenchimento, ou o botox, mas é saber que os tratamentos, como dos casos apresentados, irão impactar a vida de um paciente de uma maneira diferente”, pontuou.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.