SBD-RS alerta para fatores de risco do câncer de pele

Adotar práticas simples, como evitar a exposição solar nos horários de pico e utilizar barreiras físicas, como roupas de proteção, são importantes na prevenção da doença

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) destaca a importância da conscientização sobre os fatores de risco do câncer de pele, válido em qualquer período do ano, mas particularmente enfatizado durante o verão. A dermatologista da SBD-RS, Thais Grazziotin, ressalta que a preocupação com esses fatores é constante, sendo necessário redobrar a atenção nesta estação.
Indivíduos de alto risco, como aqueles com predisposição genética ou histórico familiar da doença, devem adotar medidas preventivas rigorosas. A Dra. Thais Grazziotin destaca a necessidade do uso diário e consistente de protetor solar com fator de proteção elevado, associado à aplicação de barreiras físicas, como roupas de proteção e chapéus, especialmente durante a exposição solar. A realização de exames dermatológicos regulares para monitorar alterações na pele é considerada essencial.
“A prevenção eficaz do câncer de pele requer a conscientização sobre os fatores de risco. É crucial buscar orientação médica diante de qualquer sinal suspeito”, afirma.
Indivíduos considerados de alto risco para o desenvolvimento de câncer de pele apresentam uma série de características, sobretudo aquelas associadas a fatores genéticos. Entre esses atributos, destacam-se pele clara e extremamente sensível ao sol, propensão a queimaduras, cabelos e olhos claros, presença de sardas ou múltiplos sinais de pele. Aqueles que já enfrentaram qualquer tipo de câncer de pele também estão mais suscetíveis a novas lesões e diagnósticos. Nesse contexto, a consideração tanto dos fatores genéticos quanto dos ambientais torna-se importante na identificação e monitoramento eficaz dos grupos de maior vulnerabilidade a essa condição de saúde.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.