Ação aconteceu em parceria com a construtora MRV e faz parte da Campanha Dezembro Laranja
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) promoveu na manhã desta quarta-feira (29/11), em parceria com a construtora MRV, uma ação para auxiliar e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos do câncer de pele e de uma exposição excessiva ao sol. O evento aconteceu no canteiro de obras do condomínio Porto Hortênsias, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, e faz parte da Campanha Dezembro Laranja.
Coordenadora da Campanha, a Dra Sabrina Sanvido, trouxe aos profissionais alertas sobre a doença. A dermatologista explicou os sintomas mais comuns para o diagnóstico: manchas crescentes, feridas e outros sinais que, conforme ela, podem ser perigosos sem o acompanhamento médico adequado.
“Temos mais casos de câncer de pele do que câncer de mama ou de próstata juntos no Brasil. Isso dá uma noção de como isso afeta a população”, afirmou Sanvido. Após sua palestra, a doutora atendeu alguns colaboradores que tiveram dúvidas ou precisavam de consultoria médica.
Engenheiro residente das obras do residencial Porto Hortênsias, Charles de Souza, salientou que eventos dessa natureza ajudam na conscientização dos serventes em relação aos cuidados com a saúde da pele. “Quando trazemos especialistas e com capacidade de informar os colaboradores, eles assimilam melhor. Assim, eles não vêem essa questão como uma cobrança a mais”, relatou Souza.
A Campanha do Dezembro Laranja acontece ao longo de todo mês por ser o período do ano com maior incidência de radiação solar, o que exige um cuidado redobrado.
Redação: Alison Rodrigues Soares
Coordenação: Marcelo Matusiak