Força-tarefa de profissionais oferece cuidados dermatológicos e arrecadação de medicamentos essenciais para tratamento de doenças
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) está liderando uma ação de emergência para prestar assistência dermatológica às vítimas das enchentes que assolam o estado. Mais de uma centena de dermatologistas gaúchos estão atuando para oferecer atendimento nos abrigos e postos de recebimento das pessoas resgatadas, abordando questões dermatológicas urgentes, como infecções e infestações. A presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzuco, destaca que a iniciativa visa fornecer cuidados médicos especializados e arrecadar materiais essenciais para curativos e tratamentos, principalmente antibióticos tópicos e sistêmicos.
“Estamos concentrando nossos esforços em garantir tratamentos eficazes para infecções e infestações que surgem nas comunidades afetadas”, destaca a presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzuco.
Desde o último domingo, os profissionais têm se dedicado incansavelmente a fornecer cuidados às pessoas resgatadas, enfrentando surtos de escabiose e pediculose nos abrigos. Além do atendimento direto, a SBD-RS está arrecadando doações em dinheiro para a compra de medicamentos essenciais, incluindo antibióticos, filtro solar, repelente e outros itens necessários para mitigar os efeitos das condições adversas enfrentadas pelas vítimas das enchentes.
“As doações em dinheiro estão sendo utilizadas para que a gente possa comprar os medicamentos antibióticos, inclusive os profiláticos para leptospirose, doxiciclina, azitromicina, e medicações para infecções instaladas. Além disso, repelentes e filtro solar tanto para vítimas como para socorristas porque as pessoas estão sendo colocadas em ambientes expostos, permanecendo em alguns casos por horas sobre viadutos e áreas abertas. Valores que excederem as necessidades serão, posteriormente, dedicados no suporte a reconstrução de muitos locais que foram completamente destruídos ou para ações sociais”, ressalta Rosemarie Mazzuco.
Para mais informações sobre como contribuir visite o site da SBD-RS: www.sbdrs.org.br ou as redes sociais da entidade.
Para quem quer ajudar
Uma organização operacional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) atua no gerenciamento médico de pacientes que chegam em locais estratégicos da cidade como Pontal do Barra, Gasômetro e Viaduto da Dom Pedro, em parceria com a Unimed Porto Alegre e a SOS Unimed. Médicos que querem ser voluntários nos pontos de resgate devem entrar contato através do link www.bit.ly/medicosRS . O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul atua no cadastro de médicos voluntários. Já o CREMERS concentra esforços na flexibilização das prescrições de medicamentos de uso contínuo, especialmente medicamentos controlados, em ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia, além de continuar sendo um ponto de recebimento de doações.