30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos
O Simpósio sobre Melanoma, que aconteceu no turno da manhã, discutiu o papel essencial do dermatologista no estadiamento e acompanhamento clínico do melanoma. A primeira aula foi preferida pelo Dr. Timótio Dorn, de Santa Catarina, que destacou a capacidade do médico de fornecer orientações abrangentes, inclusive sobre a necessidade de exames específicos e o local para realizá-los.
“O procedimento envolve a documentação da lesão por meio de imagens, posteriormente encaminhadas ao oncologista ou ao profissional responsável para avaliação. Mas não é só isso. Tudo está em uma avaliação do perfil psicossocial do paciente. Portanto, o foco não é apenas prescrever um conjunto de exames como uma receita de bolo padronizada, mas, sim, coordenar e orientar de maneira personalizada, assegurando que o paciente siga o caminho mais adequado para um desfecho favorável em sua jornada de tratamento”, afirmou.
Em seguida, o Dr. Luis Fernando Kopke, também de Santa Catarina, compartilhou as recomendações atualizadas da pesquisa sobre o linfonodo sentinela no tratamento do melanoma. A Dra. Sabrina Sanvido, do Rio Grande do Sul, abordou a terapia alvo e a imunoterapia para o melanoma, focando nas reações cutâneas associadas.
Após, as médicas Dra. Thais Grazziotin e Dra. Louise Lovatto, ambas do Rio Grande do Sul, discutiram o desafio de distinguir nevos de Spitz de melanomas e a dermatoscopia de lesões hipomelanóticas e amelanóticas, bem como o exame de lesões melanocíticas ungueais foi abordado pelo Dr. Renato Bakos. O Simpósio contou ao final com uma sessão de discussão, encerrando as atividades da manhã.
Serviço
As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak