Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul orienta sobre manifestações cutâneas da dengue

SBD-RS destaca a importância do dermatologista no diagnóstico e controle da doença, que apresenta sinais na pele

Com o aumento significativo dos casos de dengue nos últimos meses, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) reforça a importância da atuação do dermatologista no controle e diagnóstico da doença. Além dos sintomas clássicos, como febre e dor de cabeça, a dengue também pode se manifestar na pele, através de manchas ou pápulas, conhecidas como rash cutâneo.

“As manifestações cutâneas da dengue, como o rash, são indicativos importantes da infecção pelo vírus. O dermatologista desempenha um papel fundamental no reconhecimento desses sinais, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença”, explica a presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzucco

A SBD-RS destaca ainda a importância do uso correto dos repelentes como medida preventiva contra o mosquito transmissor da dengue. Recomenda-se aplicar o repelente nas áreas expostas do corpo, após o protetor solar, e evitar a exposição excessiva. Crianças menores de seis meses não devem usar repelentes, e é importante utilizar repelentes elétricos e manter portas e janelas fechadas nos horários em que o mosquito costuma atacar.

Em casos de suspeita de dengue, é fundamental procurar imediatamente um médico ou uma unidade de saúde. Profissionais habilitados na área da dermatologia podem ser encontrados em nosso site.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.