Terapia promissora para perda anormal de fios de cabelo com o medicamento Baricitinib

Medicamento sistêmico aprovado pelo órgão regulatório americano traz esperança para pacientes com alopecia areata

Alopecia

O medicamento sistêmico Baricitinib, recentemente aprovado pelo órgão regulatório americano, mostra-se promissor no combate a essa condição. A alopecia areata é uma doença que causa a perda de cabelo em áreas específicas do corpo, geralmente no couro cabeludo, e pode afetar significativamente a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

O Baricitinib, originalmente utilizado no tratamento da artrite reumatoide moderada a grave em pacientes adultos, pertence à classe dos inibidores da Janus quinase (JAK). Sua ação consiste em bloquear a atividade das enzimas JAK, que são responsáveis por transmitir sinais inflamatórios no corpo. Agora, passou a ser utilizado também no tratamento da alopecia, trazendo novas perspectivas para os pacientes.

É importante ressaltar que o uso do Baricitinib para alopecia deve ser feito sob orientação médica, uma vez que podem ocorrer possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) recomenda que os pacientes com alopecia consultem seus dermatologistas para obterem informações e orientações adequadas sobre o novo tratamento.

A agência de saúde americana FDA (Food and Drug Administration) aprovou no dia 13 de junho de 2022, o medicamento para tratamento dessa condição. No momento, ele tem regulamentação no Brasil somente para tratamento de artrite reumatoide, dermatite atópica e COVID grave. Ao ter a regulamentação da agência brasileira de saúde também como remédio para alopecia areata, ele passa a fazer parte da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Se isso ocorrer, os convênios serão obrigados a custear o tratamento.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Colaboração: Dra. Valéria Rossato

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.