Polêmica bem-humorada teve início com declaração de celebridades que alegam não ter a prática diária de lavar-se no chuveiro

O casal Ashton Kutcher e Mila Kunis chamou a atenção nas redes sociais, recentemente, ao afirmarem que não tomam banho todos os dias. O mesmo, fazem com seus filhos de 4 e 6 anos. O motivo alegado seria não retirar óleos naturais do corpo. Porém a realidade no Brasil, é um pouco diferente: um país tropical e de clima quente e úmido. A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Analupe Webber, reforça que ao não tomar banho todos os dias a pele pode ficar mais oleosa.

“Isso pode acontecer especialmente em áreas nas quais há mais glândulas sebáceas como tórax e virilha. Já o odor pode surgir com mais facilidade nas áreas com mais glândulas sudoríparas (axilas, virilha e pés)”, explica.

A médica salienta que o ato de passar o sabonete com muita intensidade pode machucar a pele removendo a hidratação natural e deixando-a mais ressecada. A escolha do sabonete é um ponto importante, também, a ser observado.

“Pela idade, em geral bebês e idosos tem mais tendência a ter pele mais sensível ou ressecada. Se houver histórico de alergias na pele também é preciso um cuidado especial. A recomendação para bebês é que o banho seja rápido e com pouco sabonete, sempre lembrando de fazer o uso de produtos específicos para cada idade”, finaliza.