Um olhar para as novidades do dia-a-dia na dermatologia

30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos

Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia

O último dia de programação da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia iniciou com apresentações focadas em novidades que estão sendo destacadas na especialidade. Coordenada pelos Dr. Renan Bonamigo e Dra. Sylvia Schmidt, a conferência trouxe uma série de discussões de práticas e medicações que estão sendo desenvolvidas e aplicadas no dia-a-dia. A primeira apresentação, com a Dra. Cintia Pessin trouxe à tona as novidades no tratamento da rosácea.

Após, a Dra. Vanessa Santos Cunha, trouxe detalhes dos nutracêuticos e cosmecêuticos. Ela destacou o papel desses produtos na promoção da saúde da pele e como eles estão se tornando cada vez mais populares entre os pacientes. Entre os destaques referidos pela especialista, estão os pré e probióticos tanto na forma oral quanto tópica, que demonstram benefícios significativos para a saúde da pele. Além disso, a discussão sobre o uso da coenzima Q10, do Whey Protein na pós-menopausa e da nicotinamida na prevenção de câncer de pele.

Outra questão importante abordada foi o tratamento de verrugas recalcitrantes, um tópico abordado pelo Dr. André Costa Beber. Ele apresentou uma revisão das evidências de tratamento disponíveis.

“Certos indicativos são essenciais para identificar casos de verrugas chamadas recalcitrantes que merecem atenção especial. Entre eles, destacam-se verrugas que persistem por mais de dois anos, lesões que se apresentam grandes, múltiplas e extensas, bem como aquelas localizadas em áreas de pele espessa, como palmas das mãos e plantas dos pés, além das regiões periungueais. Além disso, indivíduos imunossuprimidos devem estar atentos a essas manifestações cutâneas, uma vez que podem ser mais suscetíveis a complicações”, detalhou.

A Dra. Rachel Garcia trouxe luz ao tratamento do melasma, explorando o que realmente funciona para lidar com essa preocupação comum de pele e destacou algumas verdades incômodas, mas que precisam ser relatadas aos pacientes.

“O melasma não tem uma cura definitiva. Também é fundamental evitar qualquer exposição solar sem proteção adequada, uma vez que o melasma é extremamente sensível à radiação UV”, disse.

Além disso, a dermatologista adverte que o melasma é “vingativo” e pode piorar quando agredido, tornando essencial um tratamento contínuo. O uso rigoroso de protetor solar é fundamental para minimizar os danos do melasma. Portanto, o tratamento e a proteção devem ser mantidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano, para obter resultados eficazes no gerenciamento dessa condição dermatológica.

Finalizando a primeira parte do evento, com o Dr. Renan Bonamigo, abordou condições emergentes como Monkeypox, Dengue e Esporotricose. Essas doenças representam desafios crescentes para os dermatologistas e demandam abordagens inovadoras para diagnóstico e tratamento.

Pérolas Terapêuticas, Cirúrgicas e Cosmiátricas:

Na segunda metade da manhã, sob a coordenação das Dras. Juliana Kida Ikino e Analupe Weber, a atenção se voltou para as situações terapêuticas, cirúrgicas e cosmiátricas na dermatologia. O Dr. Renan Bonamigo mais uma vez compartilhou seu conhecimento, descrevendo práticas terapêuticas que podem aprimorar os resultados do tratamento dermatológico. O Dr. Wagner Bertolini destacou pérolas cirúrgicas, fornecendo informações cruciais sobre as melhores práticas cirúrgicas no campo da dermatologia. Finalmente, a Dra. Alessandra Romitti, de São Paulo, concentrou-se nas pérolas cosmiátricas, mostrando como a cosmiatria está se tornando uma parte cada vez mais importante do cuidado com a pele.

Serviço

As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://jornadasulbrasileiradermato.sbdrs.org.br/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.