Uso de maquiagens vencidas pode provocar irritações na pele

Entre os sintomas mais comuns estão vermelhidão, coceira, descamação e até infecções mais sérias

Depois que as maquiagens são abertas, os produtos ficam mais suscetíveis a condições ambientais, como umidade ou contaminação por fungos e bactérias. A vida útil de uma base, batom ou qualquer outro tipo de maquiagem costuma ser informada no rótulo do produto. Mas não são apenas as maquiagens que exigem atenção. O filtro solar, por exemplo, perde sua eficácia após a sua validade, causando outros riscos, como queimaduras e manchas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), se um produto vencido causar reações ou algum tipo de alergia, a orientação é remover imediatamente a substância do rosto, utilizando água corrente e um sabonete suave. Caso as lesões ou sintomas persistam mesmo após a limpeza, o recomendado é buscar um dermatologista para adequada avaliação e tratamento. Lembrando que até mesmo quando os cosméticos vencidos não causarem irritações imediatamente, o uso deve ser interrompido, pois nem todas as reações ocorrem de forma instantânea.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.