Uso de medicamentos emagrecedores e seus impactos na pele

Dermatologista alerta para os efeitos rápidos do emagrecimento sobre a sustentação cutânea e destaca cuidados preventivos

A crescente popularização dos medicamentos emagrecedores, especialmente as chamadas “canetas”, tem trazido novos desafios para os consultórios dermatológicos. A perda de peso acelerada pode impactar significativamente a estrutura e a aparência da pele, resultando em flacidez, perda de firmeza e até alterações no brilho e na hidratação. O alerta é da médica dermatologista e associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), Ana Paula Manzoni, que observa um aumento de pacientes em busca de orientação dermatológica durante ou após o uso dessas substâncias.

De acordo com a especialista, o emagrecimento rápido reduz o tecido subcutâneo e a massa muscular que são o suporte estrutural da pele.

“Com o emagrecimento rápido, há uma redução significativa do tecido subcutâneo e da massa muscular. A pele, infelizmente, não acompanha essa redução, e sobra. Esse efeito pode gerar desconforto estético e emocional. Muitas pessoas se sentem com aparência envelhecida. Por isso, o ideal é começar o tratamento dermatológico antes do emagrecimento acentuado, para minimizar os efeitos”, afirmou.

Ana Paula destaca que, como essas medicações promovem um emagrecimento mais rápido, a capacidade da pele se adaptar pode ser mais impactada. A médica também observa que há relatos de queda de cabelo relacionado ao uso das canetas, mas ressalta que a ciência ainda não confirma uma ligação direta.

“O que se observa é que a queda de cabelo e o o aspecto mais envelhecido estão muito mais associados à perda de peso e às deficiências nutricionais decorrentes de dietas restritivas, com baixa ingestão de proteínas, líquidos e nutrientes”, pontua. Segundo ela, o corpo passa por um estresse físico que por si só, pode justificar a queda de cabelo.

Por fim, a dermatologista compara os efeitos do emagrecimento medicamentoso aos já conhecidos em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. “Embora o uso das canetas seja mais recente, os efeitos lembram muito os da bariátrica. Em ambos os casos há relatos de flacidez e queda capilar de origem nutricional”, conclui.

Em caso de suspeita de alterações na pele, cabelos ou unhas durante o processo de emagrecimento, é fundamental procurar um médico dermatologista.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.