Rosácea

O nome da doença já se autoexplica, lembra rosas. Papai Noel poderia ter Rosácea! Aquela pele de origem bem branquinha, nariz e bochechas fofinhos e vermelhos, uma certa idade e olhos irritados atrás dos óculos. Sim, definitivamente o bom velhinho tinha rosácea.

É uma enfermidade que pode afetar a pele, os olhos e até gengivas e infelizmente não podemos prometer cura, apenas controle. E as recaídas são comuns. O objetivo dos tratamentos é trazer conforto e melhora estética. Pessoas que tiveram acne comum e se curaram podem vir a ter rosácea após os 30 anos. Outro detalhe é que a rosácea pode ser acompanhada de seborréia facial.

É muito importante que a pessoa não se automedique, pois o uso de pomadas de antialérgico contendo corticóides podem provocar o aparecimento das lesões ou até piorar o estado.

Geralmente a rosácea aparece como uma vermelhidão na região do centro da face, podendo evoluir com pequenas ou grandes pápulas (como espinhas) e surgimento de telangiectasias (pequenas varizes).

Sintomas comuns são desconforto e sensação de calor ou ardido, às vezes coceira. Intolerância ao uso de cosméticos também é uma queixa comum, parecendo que “nada dá certo”. Bebidas quentes ou alcoólicas, muita pimenta na comida e exposição a altas temperaturas ou banhos muito quentes pioram o quadro.

Tudo que esquenta a pele – inclusive o sol sem proteção – agrava o problema. Mas aquele ventinho frio típico daqui pode deixar os narizes roxos de tão rosa.

Procure atendimento com especialista em dermatologia para identificar o diagnóstico preciso (seborréia, eczema ou lúpus podem ser confundidos), pois existem vários tratamentos para cada fase da doença em que o paciente se encontra.

Não existe fórmula mágica ou tratamento único. Tecnologia à base de laser de CO2 Fracionado e Luz Intensa Pulsada são muito úteis mas contraindico uso de ácidos.

 

Autor(a): Dra. Karin Gomes Ozorio | CRM 20448
A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.