Dermatite Atópica

Então você foi no médico e ele disse que você é atópico?

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, que tem várias causas e uma forte predisposição familiar que afeta até 20% das crianças (até 30% dos casos graves na infância persistem até a vida adulta.)

A doença na pele é caracterizada por manchas e placas avermelhadas – mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos – algumas com descamação, pele seca e muita coceira. O ato de coçar leva a ferimentos na pele e infecções e também ao engrossamento da pele que chamamos liquenificação.

Diversos fatores pioram a DA, como calor, suor, banho quente, uso de sabonetes, perfumes, detergentes e produtos de limpeza em geral; corantes, roupas de lã e de tecido sintético, falta de hidratação na pele e mesmo alguns alimentos. Períodos de estresse emocional, baixa umidade do ar e frio intenso também desencadeiam crises nos atópicos.

É frequente a ocorrência concomitante de alergias, como a pólen, mofo ou pelos animais, sendo importante uma investigação para evitar esses fatores que pioram a doença.

A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica. É importante dar atenção às lesões nas crianças, pois elas interferem muito no sono e na qualidade de vida delas, podendo inclusive atrapalhar o crescimento e a participação das atividades de casa e da escola.

Atualmente, existem diversos tratamentos que melhoram muito a vida dos atópicos, sendo essencial a hidratação da pele, o controle dos fatores desencadeantes e o uso das medicações indicadas, como os corticosteroides tópicos e os medicamentos orais como ciclosporina, metotrexato e azatioprina e dupilumabe.

A DA afeta toda a família. Procure ajuda.

 

Autor(a):Dra. Michele Lise | CRM 24845

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.