Ceratoses actínicas – Dra. Maria Carolina Rey

Ceratoses actínicas são lesões de pele causadas pelo acúmulo da radiação ultravioleta na pele. Por esta razão, são encontradas em partes do corpo expostas ao sol, como a face e o dorso das mãos.

Usualmente se manifestam em pacientes de pele clara e que tenham histórico de exposição solar prolongada, sendo mais frequentes em pacientes de mais idade.

São lesões ásperas, muitas vezes, mais palpáveis do que visíveis. Os pacientes comumente apresentam múltiplas lesões.

As ceratoses são lesões crônicas. Caso não sejam corretamente diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para o desenvolvimento de um carcinoma cutâneo, um tipo de câncer da pele.

Podem ser prevenidas com medidas de proteção solar, como o uso de protetores solares regularmente, redução da exposição ao sol, entre outros cuidados.

Após a identificação das lesões de ceratose, o médico dermatologista indicará qual o tratamento mais adequado para cada caso. As opções terapêuticas incluem medicações de uso tópico, alguns tipos de cauterização e tratamentos como a chamada terapia fotodinâmica.

Os pacientes que mantém um acompanhamento médico regular e que seguem as medidas de prevenção recomendadas e os tratamentos propostos, costumam ter suas lesões controladas e um bom prognóstico.

Autora: Dra. Maria Carolina Rey, dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.