Queda de cabelo repentina pode ser eflúvio telógeno agudo

Perder cabelo diariamente faz parte do ciclo capilar normal, sendo a média aceitável de até 100 fios por dia. Mas, contar o número de fios perdidos é praticamente impossível, né? Então, como identificar a queda de cabelo anormal?

Levamos em consideração a sua percepção em relação à queda. Se você percebe aumento da intensidade do desprendimento dos fios em relação ao seu basal, se começou a perceber cabelo no travesseiro ou aumento da perda na escovação, deve fazer uma avaliação com um Dermatologista. 

Além dos dados clínicos, faz-se necessária também a avaliação dermatoscópica do couro cabeludo, o que chamamos de tricoscopia, a qual pode identificar sinais importantes. Em alguns casos, exames laboratoriais e biópsia também serão indicados. Em grande parte das vezes, o que diagnosticamos é o chamado eflúvio telógeno agudo, que consiste em um tipo de queda capilar repentina, difusa e intensa que ocorre cerca de 2 a 3 meses após algum gatilho. Este pode ser: estresse, alterações hormonais, início ou interrupção de medicação, infecções, pós-parto, deficiências nutricionais, cirurgias e, em alguns casos, não é possível identificar a sua causa.

Mas afinal, por que os cabelos caem?

É importante entender o ciclo capilar: na fase chamada anágena, o fio do cabelo está em crescimento, cerca de 1 cm/mês, e permanece assim por aproximadamente 6 anos. Depois, entra na fase de repouso, parando de crescer, e ao final de 3 meses, o fio cai. Neste momento, o folículo do cabelo começa a produção de um novo fio e esse ciclo vai se repetindo durante toda a vida.

É normal ter alguma queda de cabelo todos os dias porque os fios de cabelo estão ciclando em diferentes fases. Se todos os fios estivessem na mesma fase, perderíamos todo o cabelo para, depois, nascerem todos novamente. No eflúvio telógeno agudo, os gatilhos podem fazer com que muitos fios troquem da fase de crescimento para fase de queda ao mesmo tempo, causando a queda acentuada.

Procure sempre um dermatologista SBD-RS para maiores esclarecimentos e investigação.

 

Autor(a): Dra. Juliane Bertolini CRM 43460 | RQE 39933 

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.