PALAVRA DO DERMATO – Acne

A acne é uma doença crônica da pele em que as glândulas sebáceas encontram-se envolvidas em processo de inflamação e aumento de seu tamanho, trazendo desde as lesões iniciais – comedões abertos e fechados, conhecidos mais amplamente como cravos – até as mais graves, com secreção purulenta, doloridas ou não. O quadro surge no rosto, mas também no tronco, braços e até abdomen, acomete mais comumente os adolescentes e pode estender-se ou iniciar na vida adulta, em homens e mulheres. A investigação de perfil hormonal deve ser realizada em certos pacientes, especialmente meninas e mulheres com outros sinais e sintomas, como hirsutismo (pelos em excesso) e obesidade.

As lesões merecem tratamento médico especializado em virtude da interferência na qualidade de vida, risco de infecções mais sérias quando da manipulação inadequada e das cicatrizes que podem surgir. O manejo depende do grau e da extensão das lesões, da sensibilidade da pele e da tolerância do paciente e varia desde intervenções tópicas, como sabonetes, pomadas específicas, extração e aplicação de ácidos e luzes em consultório, até medicações sistêmicas, incluindo certos antibióticos, mediadores hormonais e isotretinoína. Há de se ressaltar que todas estas alternativas possuem suas contraindicações e riscos, estando o dermatologista especialista capacitado para avaliar, indicar a mais adequada e lidar com eventuais intercorrências.

Autora: Dra. Clarissa Prati – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.