Tatuagens – Dra. Michelle Lise

Tatuagens são adornos feitos na pele desde que o homem é homem, havendo mesmo sido encontradas múmias tatuadas. Com a maior difusão e a mudança cultural na percepção da tatuagem pelas sociedades, esta tem sido cada vez mais vista em todo o mundo. Algumas dúvidas porém surgem quando se pensa em fazer a primeira tatuagem.

É para sempre? Atualmente as tatuagens podem ser removidas com uso de lâseres, para isso são necessárias várias sessões e a depender das cores, mais de um aparelho. A cor preta é a mais fácil de remover.

Podem provocar alergia? Podem, os pigmentos incluem metais e outras substâncias que podem gerar alergias mesmo muitos anos após a aplicação. As cores amarela, laranja e vermelha são as mais propensas a alergias e outros tipos de reações.

Quem tem tendência a quelóides pode fazer? Pode, mas há maior risco de desenvolver um quelóide sobre a tatuagem.
Existe risco de infecção? Existe, tanto as agudas que surgem poucos dias após e que derivam geralmente de má assepsia no ato e nos cuidados na fase de cicatrização, como as crônicas como hepatites e HIV se o material usado não for esterilizado entre os usos.

Atrapalha a realização de exames? Sim, pode haver dor ao realizar uma ressonância magnética, pois os pigmentos contêm metais que irão aquecer durante o exame, podendo gerar queimaduras.

Cuidados? Além dos cuidados de limpeza e da escolha de um bom tatuador e da procedência das tintas, deve-se estar atento no período de cicatrização da pele em que se formarão crostas, fazendo limpeza diária e aplicação de creme emoliente, bem como, evitar o sol, principalmente nos primeiros 30 dias. Também se deve evitar expor ao sol, com uso de filtro solar, para diminuir a perda ou alteração das cores da tatuagem ao longo dos anos.

Se você tem alguma doença da pele converse com seu dermatologista antes de fazer uma tatuagem, pois algumas doenças podem piorar ou se manifestar justamente nas áreas tatuadas devido ao atrito e lesão da pele pelas agulhas da máquina de tatuagem.

Autora: Dra. Michelle Lise, dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.