Com que frequência precisamos cortar os cabelos?

Essa é uma pergunta frequente nos consultórios dermatológicos especializados em atendimentos de doenças capilares. 

Por muitos anos acreditava-se que o corte influenciava na beleza e comprimento dos fios, sendo que era sugerido cortar os fios com certa periodicidade ou seguindo calendários lunares. Na verdade, isso é puro mito. 

O ciclo capilar não sofre influência do hábito nem frequência do corte dos cabelos. 

O crescimento dos fios é determinado geneticamente e, quando uma pessoa nasce, os fios já apresentam a programação de comprimento e espessura que eles atingirão ao longo da vida.

Um fio de cabelo do couro cabeludo cresce cerca de 1 cm ao mês e o tempo de duração da fase de crescimento dos fios determinará o seu comprimento. Esta fase de crescimento dos fios, antes da programação da fase de soltura, chama-se anágena. Sua duração pode ser de 2 até 7 anos, conforme a determinação genética de cada indivíduo.

Assim, podemos concluir que em nada adiantaria orientar uma pessoa a cortar seu cabelo de tempos em tempos para ter fios mais longos ou mais grossos, pois isso já está determinado.

No entanto, o contrário pode ocorrer: doenças podem encurtar a duração da fase de crescimento dos fios. Desta forma, se você vem observando que seus fios estão caindo mais que o habitual ou que o comprimento dos fios não atinge a mesma altura que anteriormente, isso sim poderá ser sinal de alerta para procurar um médico dermatologista para lhe auxiliar.

 

Autor(a): Dra. Giselle Martins (CRM 29177 | RQE 24950)

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.