Pediculose do couro cabeludo – Dra. Thaís Milan

A pediculose do couro cabeludo é causada pelo parasita Pediculus humanus capitis. A infestação ocorre no mundo todo e em todas as classes socioeconômicas, sendo mais comum em crianças.

O sintoma mais comum é coceira no couro cabeludo e o diagnóstico é baseado na presença de ovos (lêndeas) aderidos aos fios de cabelo. A transmissão ocorre através do contato direto com pessoas infestadas.

O tratamento é realizado com pediculicidas tópicos, como a permetrina em xampu. É importante não utilizar condicionadores de cabelo antes da aplicação do tratamento para não diminuir a eficiência deste. As lêndeas podem ser removidas com pente fino, após aplicação nos fios de vinagre diluído 50% em água morna. Em casos resistentes, pode ser necessário o uso de medicações orais como a ivermectina. É imprescindível examinar os contatantes e tratá-los se necessário.

Autor: Dra. Thaís Milan, dermatologista associada da SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.