Mapeamento corporal total e Dermatoscopia digital – Dra. Thais Graziottin

O mapeamento corporal total é um exame realizado pelo dermatologista para auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma, o câncer de pele potencialmente mais agressivo.

No mapeamento é realizado o registro de fotografias corporais em posições padronizadas através de um software para comparação ao longo do tempo e detecção de lesões de surgimento recente ou modificação dos nevos (“pintas” ou “sinais”) já existentes. Adicionalmente ao mapeamento corporal é realizada a dermatoscopia digital dos nevos, com registro das lesões em aumentos de 20 a 70 vezes para comparação sequencial.

O objetivo do exame é identificar o melanoma em uma fase inicial, quando ainda não se apresenta como uma lesão suspeita a olho nú ou mesmo à dermatoscopia no momento da primeira avaliação. Desta forma, melanomas muito iniciais e que não podem ser diferenciados de nevos (lesões benignas) são detectados da forma mais precoce possível por apresentarem modificações ao longo do tempo, mesmo que discretas e perceptíveis somente à dermatoscopia digital.

O exame de mapeamento corporal total e dermatoscopia digital também permite reduzir o número de biópsias desnecessárias e detectar outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

O exame de mapeamento corporal e dermatoscopia digital é indicado principalmente para pessoas com alto risco de câncer de pele, como as que apresentam múltiplos nevos (especialmente quando mais de 100 nevos), nevos atípicos (displásicos) e história pessoal e/ou familiar de melanoma. A periodicidade do exame depende do risco individual.

Em geral é realizado a cada 6 a 12 meses, sendo que algumas lesões podem necessitar reavaliação em curto prazo (3 meses).

Autora: Dra. Thais Graziottin, dermatologista SBD-RS.

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.