Herpes simples

Certamente você já viu alguém com pequenas feridas nos lábios, não? Há uma boa chance de serem causadas por um vírus chamado Herpes simples.

Esse vírus (herpesvírus tipo 1 e tipo 2) é extremamente comum na nossa população – se acredita que a maioria dos adultos já tenha tido contato e esteja imune a ele, mesmo sem sintomas prévios. O tipo 1 costuma ocorrer mais nos lábios e o tipo 2 na região genital, mas não é obrigatório, pois podem surgir em qualquer parte, mesmo bochechas e até nos olhos.

Em geral ele causa pequenas bolhas com conteúdo líquido agrupadas, com coceira que evoluem para feridas com casquinhas amareladas nos lábios ou dentro da boca. As lesões costumam cicatrizar em cerca de 7 a 14 dias. Na primeira vez que surgem as lesões pode ocorrer bastante incomodo, ou passar despercebido, depende de cada pessoa.

Na fase em que as bolhas estão presentes, as lesões são infectantes, ou seja, pode haver transmissão do vírus pelo contato com as vesículas – ou mão/objeto contaminado – para outras áreas do corpo e outras pessoas. A dica é: não compartilhe objetos como talheres, copos, batom, toalha e tome cuidado onde põe a mão e a boca.

Se você tem dúvidas ou tem lesões muitas vezes ao ano, procure um dermatologista para avaliar um tratamento que controle as novas crises.

 

Autor(a): Dra. Michelle Lise – Dermatologista. CRM 24845

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.