PALAVRA DO DERMATO – Microagulhamento

O microagulhamento ou a terapia de indução percutânea de colágeno (IPCA) é uma técnica utilizada por dermatologistas como modalidade de tratamento para:
– cicatrizes de acne;
– cicatrizes após acidentes e pós-cirúrgicas;
– estrias;
– rejuvenescimento da face, pescoço, colo e dorso das mãos para melhorar rugas, flacidez, poros dilatados, manchas escuras e claras;
– alguns tipos de queda de cabelo (calvície);
– melasma, entre outras.

Ainda, podemos fazer drug delivery, ou seja, aumentar a penetração cutânea e os efeitos de medicamentos e dermocosméticos, como a vitamina C, logo após o microagulhamento. Porém, existem critérios médicos para a escolha destas substâncias aplicadas sobre a pele, pois possuem absorção na circulação sanguínea e podem ocorrer casos de alergia.

São realizadas inúmeras microperfurações na pele através de um instrumento chamado roller. Este deve ser de boa procedência, estéril e descartado após o seu uso para evitar o risco de contaminação bacteriana e viral.

Já que o procedimento é doloroso, realizamos anestesia local de acordo com a necessidade de cada intervenção. O médico, ao realizar o rolamento do instrumento, pode variar a profundidade das microperfurações e estabelecer o comprimento das agulhas conforme o objetivo do tratamento. O modo de execução da técnica influencia diretamente no resultado final.

Em alguns casos podemos associar técnicas para potencializar os resultados como a Subcision, os lasers, a tunelização dérmica, o peeling químico e a radiofrequência pulsada com multiagulhas. O microagulhamento ou a IPCA exige conhecimento dermatológico apurado para evitar possíveis complicações e efeitos indesejados.

Autora: Dra. Francine Costa –  Dermatologista SBDRS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.