PALAVRA DO DERMATO – Psoríase ungueal

A psoríase é uma doença muito comum e atinge cerca de 1% da população mundial. Normalmente, a psoríase aparece como manchas vermelhas e descamativas na pele das pessoas, mas pode aparecer também nas unhas, a chamada psoríase ungueal.

Cerca de metade dos pacientes com psoríase vão ter alterações ungueais, sendo que essas são mais comuns nas unhas das mãos do que na dos pés. A psoríase pode também acometer a articulação de algumas pessoas, a artrite psoriática, e a maioria dos pacientes com artrite psoriática possui também alterações nas unhas.

Nas unhas, a psoríase pode aparecer de diversas maneiras: unhas mais grossas e que se esfarelam, rachaduras, estrias, manchas amareladas ou furinhos, como se alguém tivesse apertado forte com a ponta de um lápis várias vezes na unha da pessoa.

Eventualmente a psoríase ungueal pode ser a primeira ou única manifestação de psoríase, por isso qualquer alteração nas unhas deve ser avaliada por um especialista em Dermatologia, já que a psoríase ungueal é muitas vezes confundida com fungo nas unhas e tratada erroneamente como tal. O principal motivo para o tratamento é o constrangimento estético que esse tipo de alteração causa.

Existem diversos tipos de tratamento para as alterações causadas pela psoríase nas unhas: cremes, esmaltes, injeções locais ou sistêmicas (os chamados tratamentos biológicos), comprimidos e até mesmo cirurgias. O melhor tratamento para cada caso será decidido conjuntamente entre o dermatologista e o paciente.

Autor: Roberto Luís Rezende – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.