Acho importante destacar que as aplicações de toxina botulínica e de preenchedores dependem de muito conhecimento técnico por parte do aplicador e também de habilidade artística para que as aplicações sejam realmente bem-sucedidas.
As toxinas botulínicas são procedimentos rápidos e aparentemente simples de serem executados. Mas, muita ciência e muitos estudos embasam o profissional para que as aplicações produzam resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Hoje, sabemos que os efeitos não duram somente de 4 a 6 meses. Cada aplicação de toxina botulínica produz algum resultado a curto e médio prazo, que se somam a longo prazo. E os resultados só serão positivos a médio e longo prazo se a escolha das áreas a serem tratadas, dos pontos exatos de aplicação e das doses selecionadas forem corretas.
Já a aplicação de preenchedores demanda um profundo conhecimento de anatomia para evitar efeitos deletérios à saúde dos pacientes. Os preenchedores mais utilizados são os ácidos hialurônicos puros, que acabam sendo absorvidos a médio e longo prazo. Nesse tipo de procedimento, a escolha do produto adequado, do instrumental e da técnica também influenciam os resultados. Já a quantidade de material e a técnica de aplicação, somados à habilidade artística do médico, são essenciais para um bom resultado cosmético.
Autor(a):Dra. Dóris Hexsel| CRM 11380
A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.