O SABONETE DO BEBÊ

A pele do bebê é mais fina e mais delicada que a de um adulto. Por isso, é mais suscetível a alergias e irritações. Enquanto os sabonetes adultos têm a função de remover a oleosidade da pele, o sabonete para o bebê deve proteger e manter a hidratação. Assim, a pele das crianças fica sempre protegida.

Os sabonetes recomendados para os bebês são aqueles com pH próximo ao da pele (ácido, entre 4 e 6) e com o mínimo de conservantes. É contraindicado o uso de sabonetes alcalinos e com perfumes ou corantes alergênicos. Deve-se ter cuidado com componentes agressivos como parabenos, sal, álcool, fenoxietanol e sulfatos, ingredientes comuns em sabonetes para o público adulto.

A dica é dar preferência aos sabonetes líquidos infantis no lugar daqueles em barra, pelos seguintes motivos:

  • O pH dos sabonetes em barra, mesmo os infantis, é alcalino. Um pH ácido, mais indicado para os bebês, só pode ser alcançado nas versões líquidas.
  • O sabonete líquido é mais higiênico, uma vez que as barras ficam contaminadas mais facilmente.
  • O sabonete líquido tem maior poder hidratante e emoliente, pois permitem a inclusão de algumas substâncias na composição que as barras não permitem, como óleos naturais.
  • Como a barra tem que ser “esfregada” na pele para realizar a limpeza, ela pode irritar a pele sensível. O sabonete líquido é menos abrasivo.

 

Autor(a): Dra. Cláudia  Poziomczyk | CRM 30046

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.