Carcinoma Basocelular

Carcinoma Basocelular

O Carcinoma Basocelular (CBC) é assunto frequente nos consultórios dos Dermatologistas. Considerado o câncer da pele mais frequente, geralmente é possível sua cura.

Suas localizações mais comuns são aquelas expostas ao sol, onde a pele é mais danificada. É mais esperado nos pacientes após a quarta década de vida, considerando que houve “tempo” para a pele formar as alterações causadas pelo sol que permitem o surgimento deste tipo de câncer.

A prevenção pode ser feita com rotinas de cuidados com o sol desde jovem, sendo indicado o uso regular dos fotoprotetores (FPS 30 ou maior), proteção física da pele exposta com roupas, chapéus e óculos solares. É sugerida, também, a revisão anual de rotina com o dermatologista.

Geralmente é notado como uma pequena bolinha da cor da pele, que cresce lentamente. Ou áreas avermelhadas e descamativas. Ou, ainda, feridas que demoram para cicatrizar, com sangramento frequente.

São comuns os tipos superficial e nodular, mas também os tipos de maior agressividade são encontrados. Estes tipos são determinados após a realização da biópsia da pele. A maior parte dos tratamentos são cirúrgicos, com alta taxa de resolução. Outras opções possíveis são a crioterapia (nitrogênio líquido), a curetagem com cauterização e a aplicação de substâncias como o imiquimode e o 5-fluoracil.

Mais recentes são o uso da terapia fotodinâmica e alguns tipos de laser. Casos mais agressivos (raros) e com metástases tem benefício de medicações como o vismodegibe. Assim, fique atento aos sinais citados.

Quando em dúvida, procure seu Dermatologista.

 

Autor(a): Dr. Fabiano Siviero Pacheco, – Dermatologista. CRM 23805

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O autor

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.