A pele do recém-nascido exerce funções indispensáveis ao seu desenvolvimento: promove proteção por barreira, auxilia o controle de temperatura, troca de gases, manutenção da hidratação e contribui com a imunidade inata. Além disso, seu pH levemente ácido fornece proteção adicional contra germes.
Ao nascimento o recém-nascido tem um pH cutâneo que varia entre 6,3 a 7,5. Dentre a 2º e 4º semana de vida o pH torna-se gradativamente ácido (4,2 a 5,9), aumentando a capacidade de defesa contra bactérias.
A pele do bebê é mais fina e tende a maior perda da água, por isso é muito importante a escolha de produtos adequados para evitar danos a pele.
O banho é um momento de descontração e interação entre mãe e filho, portanto a escolha do sabonete ideal é de fundamental importância para manutenção da higiene e saúde da pele.
Um bom produto de limpeza para os recém-nascidos deve ter pH próximo a 5,5
Os sabonetes com pH alcalinos (mais altos) podem causar ressecamento e irritação na pele.
Os sabonetes líquidos são os mais indicados para o uso diário, principalmente em crianças e lactentes , cuja pele é mais sensível e delicada.
Os syndets ( synthetic detergents) na forma liquida têm o pH mais próximo ao fisiológico ( aproximadamente 5), são indicados para crianças com a pele mais sensível ou com doenças que alteram a barreira cutânea ( como a dermatite atópica e a ictiose). Assim a pele não resseca e permanece hidratada.
Os sabonetes antibacterianos apresentam os maiores pH, portanto não devem ser usados rotineiramente.
A escolha do sabonete ideal para o seu bebê é muito importante para não causar danos e irritação na pele.
Luciana Boff de Abreu
Dermatologista
Dermatologista Pediátrica