Cuidados iniciais de pequenas queimaduras em adultos – Dra. Michelle Larissa Zini Lise

As lesões de pele por queimadura são muito frequentes com milhões de casos todos os anos e podem ocorrer após exposição a várias fontes como água quente ou vapor, objetos quentes, fogo, produtos químicos, eletricidade ou mesmo exposição ao sol.
Tipos de queimaduras:

● Queimadura superficial: Acomente a camada superior da pele (epiderme). Sua pele ficará seca, vermelha e dolorida. Quando você a pressiona esta pele fica branca. Exemplo: queimaduras solares sem bolhas. Cicatrizam em 3 a 6 dias sem deixar cicatrizes.

● Queimadura superficial de espessura parcial: A queimadura está nas duas camadas superiores da pele (epiderme e derme). Sua pele vai doer com um leve toque. A pele ficará vermelha e sairá líquido e você poderá ter bolhas. A queimadura ficará branca quando você a pressionar. Exemplo são queimaduras solares ou térmicas que formam bolhas após algumas horas. Estas levam de 7 a 21 dias para cicatrizar e a pele pode ficar mais escura ou mais clara do que era. A queimadura pode ou não deixar uma cicatriz. Procure o dermatologista para tratar essas lesões.

● Queimadura profunda de espessura parcial: afeta as duas camadas superiores da pele (epiderme e derme), porém mais profundamente. A queimadura vai doer ao pressionar, mas não fica branca. Você vai ter bolhas imediatamente após a queimadura. Esse tipo leva mais de 21 dias para cicatrizar e costuma deixar uma cicatriz. Procure o dermatologista para tratar essas lesões.

● Queimadura de espessura total: Queimaduras de espessura total incluem todas as camadas da pele (epiderme e derme), afetam a gordura (hipoderme), destruindo completamente a pele e, por vezes o músculo e osso abaixo. A queimadura não costuma doer e a pele queimada pode ser branca, cinza ou preta e seca ou com aspecto de couro. O tratamento é obrigatoriamente com cirurgia e pode ser necessária uma internação hospitalar. Procure a emergência para tratar essas lesões.
Uma queimadura pode parecer superficial inicialmente e depois de alguns dias se tornar mais profunda. Se você não tem certeza consulte o médico.

Consulte o médico imediatamente se a queimadura:
● Envolve o rosto, mãos, pés ou genitais
● Está sobre ou perto de uma articulação, como o joelho ou o ombro
● Circula toda uma parte do seu corpo (como o braço ou a perna)
● Tem mais de 2cm ou entra profundamente na pele
● Causa febre de 38 °C ou mostra sinais de infecção (mais vermelha, dolorosa, sai pus)
● Vai mais fundo que a camada superior da pele e você não teve uma vacina contra o tétano nos últimos 5 anos

Consulte o médico imediatamente se você:
● Tem menos de 5 anos
● Tem mais de 70 anos
● Tem problemas para combater infecções, como câncer ou HIV ou diabetes

Autora: Dra. Michelle Larissa Zini Lise, dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.