Especialistas indicaram novas abordagens para doenças que surgem em consultas diárias
As especificidades dermatológicas infantis marcaram o início da 42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, na manhã deste sábado (21/10). No painel, os palestrantes apresentaram formas de tratamento e atualizações de patologias comuns em crianças.
– A alopécia, principalmente a areata, é um assunto bastante atual na comunidade médica. Por se tratar de uma doença que,muitas vezes, apresenta dificuldade na obtenção de respostas clínicas. Seu tratamento pode ser feito por inibidores da família genoquinase, de uso tópico ou oral – destacou a médica membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Flavia Reginatto (RS).
As palestras abordaram, ainda, uma revisão sobre tratamentos de hemangiomas e malformações vasculares, apresentados pela preceptora da residência médica em dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Juliana Boza (RS); novidades para a intervenção de verrugas e molusco contagioso, explanadas pelo professor das universidades Católica e Federal de Pelotas, Hiram Laranjeira de Almeida Junior. Características e manejo de dermatites das fraldas, foi explanado pela Chefe do Serviço de Dermatologia da UFCSPA Magda Weber (RS).