Evento na capital gaúcha destaca evolução no diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas

43o Congresso Gaúcho de Dermatologia reuniu especialistas que transmitiram conhecimento científico nas diversas áreas da Dermatologia

Diagnóstico e tratamento de doenças e técnicas para procedimentos estéticos foram os temais centrais da 43a Jornada Gaúcha de Dermatologia, realizada no Sheraton Hotel, em Porto Alegre (RS). As aulas ocorreram no sábado (20/10) divididas por blocos com temas ligados a Cabelos, Infecções Cutâneas, Procedimentos em Consultório, Tratamento do Corpo, Inovações e Tratamento da Face.

– Oferecemos uma programação variada e com assuntos que são de muito interesse para os especialistas. Só temos a agradecer a todos que prestigiaram esse encontro agregando conhecimento científico para o exercício da profissão com excelencia – afirmou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati.

O vice-presidente da SBD Nacional e presidente eleito para o próximo biênio, Sérgio Palma, enalteceu o trabalho que foi desenvolvido na regional do Rio Grande do Sul ao longo destes dois anos e atualizou os presentes em temas ligados à defesa profissional.

– Eventos como este fortalecem a classe e oportunizam um aprendizado importante. A dermatologia é uma das especialidades que mais vem sendo atingida pela invasão de outros profissionais. Ao longo dos últimos tempos obtivemos vitórias importantes, mas este é um trabalho permanente e precisamos estar unidos – afirmou.

A primeira aula do dia foi ministrada por Alessandra Romiti (SP) que falou da anatomia da face aplicada aos preenchimentos cutâneos. Segundo a médica, o sucesso do tratamento combina conhecimento anatômico, diagnostico preciso, técnica adequada e individualização das indicações. A queda acelerada de fios de cabelos foi debatida pelos palestrantes Ana Paula Caramori, Leandro Damiani e Mariana Scribel. Um alerta foi a orientação aos pacientes para que tenham cuidados ao adotarem dietas muito restritivas.

No debate de infecções cutâneas, Isadora Hoefel apresentou o quadro de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya. As infecções sexualmente transmissíveis foram tema de aulas de Renan Bonamigo e Paula D´Elia. Mais de um milhão de pessoas estão infectadas por alguma IST no mundo. São 357 milhões de novos casos por ano incluindo doenças como clamídia, sífilis, gonorreia e tricomoníase. A situação é tratada como um grave problema de saúde pública por conta do difícil acesso aos tratamentos. O segmento teve, ainda, Letícia Eidt, com o tema sempre atual e preocupante da Hanseníase, doença ainda prevalente e que merece atenção de todos os dermatologistas para o diagnóstico precoce.

Uma das novidades desse ano foram as Office Tips, destinadas a gestão dos negócios. Suzana Hampe discorreu sobre a montagem do consultório de procedimentos e Fabiane Lorenzini repassou orientações a respeito das finanças. Também foram transmitidos ensinamentos na área digital com Maurício Conti (SC) e o futuro da medicina com Pedro Schestatscky.

O debate sobre pequenos procedimentos em consultório contou com a participação dos médicos Ariane Gueller, Wagner Bertolini, Fernando Cafrune e Suzana Hampe, sob a moderação de Clarissa Prati.

O tratamento do corpo foi também tema de uma série de palestras. Daniela Ribeiro (SC) abordou a celulite e gordura localizada; Fernanda Freitag falou sobre flacidez e Francine Costa discorreu sobre a microinfusão de medicamentos na pele.

A programação dedicou também espaço para psoríase, doença na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira. O tema foi trazido pelo médico André Carvalho. A dermatologista, Clarissa Prati, falou sobre acne, detalhando características e tratamentos novos e que em breve estarão disponíveis. Paulo Martins de Souza falou da hidradenite e Lia Dantas explicou características e manejo da urticária. O vitiligo foi tema da aula de Juliana Boza.

Os temas relacionados ao tratamento da face, foram abordados no último bloco. A médica dermatologista Vanessa Santos Cunha falou sobre cosmiatria tópica. Após, Taciana Dal´Forno Dini ministrou aula sobre eritrema facial persistente e as melhores condutas nos casos e Ana Paula Manzoni, trouxe ensinamentos sobre cicatrizes.

Ao final do encontro foi feita premiação de trabalhos e realizado ato formal de posse da diretoria da SBD-RS, gestão 2019-2020. A entidade será presidida pela médica Taciana Dal´Forno Dini e terá na sua composição da diretoria Clarissa Prati, André Avelino Costa Beber, Juliana Catucci Boza, Fernanda Freitag e Analupe Weber.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.