PALAVRA DO DERMATO – Harmonia facial: combinação de técnicas, moderação e sucesso nos resultados

São muitas as opções de tratamentos rejuvenescedores disponíveis no mercado atualmente. Sabemos, entretanto, que apesar da evolução da industria “anti-age”, ainda não existe um tratamento eficaz para todas as manifestação do envelhecimento. Com o uso de cosméticos, produtos injetáveis e equipamentos conseguimos resultados muito satisfatórios. Os melhores resultados, entretanto, são fruto de uma criteriosa avaliação clinica e da utilização de técnicas de forma correta por profissionais capacitados para tal. O sucesso do tratamento é obtido com uma combinação precisa de diferentes técnicas e diferentes produtos. Esta combinação é unica para cada paciente e depende das necessidades de cada pele. Devem ser levados , ainda, em consideração, os objetivos do paciente e suas expectativas. Muitas vezes o paciente não deseja ser submetido a um determinado tipo de tratamento estético, ainda que tenha indicação. E muitas vezes o paciente não tem indicação para determinado tratamento, apesar de desejar faze-lo. Cabe ao medico analisar estes fatores e orientar o melhor planejamento terapêutico para aquele perfil de paciente, considerando suas necessidades e suas expectativas. Quando pensamos em tratamentos de rejuvenescimento com preenchimentos, toxina botulínica ou laser, sempre surge o medo dos resultados muito perceptíveis e artificiais.

O que desejamos de tratamentos com estas tecnologias é que sejam perceptível mas não identificável. Ou seja, o ideal é que as outras pessoas possam reconhecer a melhora, mas que tenham dificuldade em identificar de onde a melhora vem.

Por esta razão devem ser evitadas grandes correções em uma única sessão. A preferencia sempre deve ser a combinação de técnicas usadas de forma moderada. Um tratamento de harmonização da face deve ser realizado por um profissional experiente e que tenha feito formação na área. Um bom profissional ira analisar a face de forma tridimensional, observando esta face de todos os ângulos e a partir daí, poderá indicar o melhor caminho a ser seguido, considerando estrutura óssea da face, proporções, gordura facial, condição da pele , movimento muscular e todas as suas relações.

Acima de tudo, um bom profissional reconhece a individualidade de cada face e sabe que a busca deve ser sempre o embelezamento a harmonização e, não, a transformação.

Autora: Dra. Rachel Garcia – Dermatologista SBD-RS

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Conecte-se