Queda de cabelos

Vou explicar como funciona o ciclo de crescimento do cabelo, porque eles caem e quando precisamos nos preocupar com uma queda excessiva!

Todos os fios do nosso cabelo passam por 3 fases:

A primeira, chamada Anágena, é a fase em que as células da matriz do folículo piloso estão proliferando intensamente! Ela dura de 2 a 6 anos e determina o comprimento final do fio. Quanto mais tempo esta fase durar, mas longo será o fio. Depois, ele pára de crescer! É a Fase Catágena. A seguir, cerca de 10% do cabelo entra na Fase Telógena, que é quando esses fios se preparam para cair e iniciar um novo ciclo.

Mas, quando algum fator altera esse ciclo normal, a duração das fases muda e isso causa uma queda maior do que o esperado. Em média, é normal que se desprendam do couro cabeludo cerca de 100 a 150 fios por dia. Percebemos a queda dos fios após lavar ou pentear os cabelos, geralmente, porque esses fios já estavam prontos para se soltar. Mas, quando algo desregula esse ciclo, como um momento de forte estresse, por exemplo, muitos fios que deveriam estar crescendo, já passam em seguida para a fase telógena e caem.

Além do estresse, são causas comuns de queda de cabelo: anemia, alterações da tireóide e falta de vitamina D. Por isso, se você perceber que está perdendo mais fios de cabelo por dia do que costumava ser o seu normal, procure o seu dermatologista para que seja feita uma investigação da provável causa e também o correto tratamento!

 

Autor(a):Dra. Nathália Matas Solés Masiero | CRM 29537
A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Conecte-se