Doença muito comum entre nós e frequentemente confundida com outras doenças dermatológicas, a rosácea é doença inflamatória que aparece lentamente, deixando o rosto avermelhado e com pequenas lesões que imitam acne ou alergia.
A rosácea tem várias formas, desde uma vermelhidão que incomoda no calor, após atividades físicas ou ingesta de alguns alimentos, até a forma pustulosa, que imita a acne severa.
Sua causa ainda é pouco esclarecida. A doença é agravada com o uso de cremes com corticoide, que inicialmente parecem aliviar os sintomas, mas que acabam piorando o quadro. Portanto, na suspeita de rosácea use filtro solar, hidratantes leves e hipoalergênicos, e não se auto-medique.
Vá ao dermatologista, que irá lhe prescrever o tratamento adequado ao seu grau de rosácea. O tratamento será com antibióticos locais e sistêmicos, filtro solares, hidratantes adequados e o uso de luz. A terapia com luz inclui a luz pulsada e o laser de YAG micropulsado, que fecharão os vasinhos que deixam a pele vermelha e tratará também as lesões inflamatórias.
A rosácea demanda acompanhamento médico e deve sempre ser tratada pelo dermatologista.
Autora: Dra. Maristela Deon, dermatologista SBD-RS.
A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.