Em algumas pessoas os alimentos podem produzir lesões de pele, com coceira, inchaço na boca e nos olhos, espirros, diarreia, vômito e até mesmo evoluir para situações graves com risco de sufocamento, quando chamamos de anafilaxia. A RDC 26/2015 (Resolução da Diretoria Colegiada do Ministério da Saúde) trata da rotulagem dos alimentos alergênicos mais implicados no Brasil.São eles: trigo, ovos, crustáceos, amendoim, peixes, soja, leite, nozes, castanha de caju, avelã, amêndoa, pistache, macadâmia, castanha do Pará, látex natural, pinoli e pecã.

Os alimentos responsáveis por 90% dos casos de alergias alimentares são:

  1. Leite de vaca

Costuma surgir já no primeiro ano de vida e pode ocorrer também com leite de outros animais e seus derivados como queijo e manteiga.

  1. Ovo

Embora a alergia seja à clara do ovo (albumina), como não é possível separar totalmente a clara da gema todo o ovo deve ser evitado. Muitas vezes some com a idade.

  1. Crustáceos

Surge com a ingestão de lagosta, caranguejo, camarão, ostras, mexilhão e outros frutos do mar. É mais comum nos adultos e costuma durar toda a vida.

  1. Peixes

Salmão, atum, linguado, sardinha, bacalhau e qualquer outro peixe pode ser responsável. Assim como a alergia aos frutos do mar, costuma durar toda a vida.

  1. Amendoim, nozes, caju, amêndoas

São responsáveis por muitos quadros de alergia alimentar, sendo mesmo muito frequentes em alguns países onde sua ingesta é mais comum.

  1. Glúten

O glúten está presente em cereais como o trigo, o couscous, a aveia, o centeio, a cevada e a espelta. A alergia ao glúten surge mais comumente na infância.

  1. Soja

A soja é muito nutritiva e proteica, porém também uma das maiores responsáveis por alergias alimentares.

Alergia alimentar é coisa séria. Na dúvida consulte com seu dermatologista ou alergista para esclarecimentos.

Autor(a): Dra. Michelle Lise | CRM 24845 RS – RQE 15592

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.