Herpes Zoster – Dra. Nathália Masiero

O Herpes Zoster é uma doença viral, popularmente conhecida como “cobreiro”, causada pelo Varicela-Zoster-Vírus ou Herpes Vírus Humano tipo 3, mesmo causador da varicela (catapora) na infância.

Em pessoas que tiveram varicela, o vírus fica latente e, em período de baixa imunidade, ele se manifesta novamente, desta vez na forma de herpes zoster. É mais comum em idosos com doenças crônicas, mas pode também afetar adultos jovens após estresse emocional agudo, por exemplo.

As lesões características são vesículas (bolinhas d’água) agrupadas sobre uma área avermelhada, atingindo apenas uma metade de determinada região do corpo. Isso ocorre porque as lesões seguem o trajeto de um nervo, que também sofre inflamação e, por isso, o herpes zoster se caracteriza por forte dor no local. As lesões de pele formam crostas e cicatrizam em cerca de 2 semanas, mas a dor pode persistir por meses caso não seja adequadamente tratada.

O tratamento consiste no uso de antivirais por oral, assim como analgésicos potentes. Suplemento de vitamina B também é importante para proteger o nervo da inflamação e evitar a chamada nevralgia pós-herpética.
A varicela pode ser evitada na infância através de vacina. Além disso, atualmente existe vacina também contra o herpes zoster, que está indicada para evitar recidiva das lesões.

Se você tiver qualquer lesão de pele, consulte seu dermatologista!

Autora: Dra. Nathália Masiero

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.