Como escolher o sabonete ideal para o seu bebê

A pele do recém-nascido exerce funções indispensáveis ao seu desenvolvimento: promove proteção por barreira, auxilia o controle de temperatura, troca de gases, manutenção da hidratação e contribui com a imunidade inata. Além disso, seu pH levemente ácido fornece proteção adicional contra germes.

Ao nascimento o recém-nascido tem um pH cutâneo que varia entre 6,3 a 7,5. Dentre a 2º e 4º semana de vida o pH torna-se gradativamente ácido (4,2 a 5,9), aumentando a capacidade de defesa contra bactérias.

A pele do bebê é mais fina e tende a maior perda da água, por isso é muito importante a escolha de produtos adequados para evitar danos a pele.

O banho é um momento de descontração e interação entre mãe e filho, portanto a escolha do sabonete ideal é de fundamental importância para manutenção da higiene e saúde da pele.

Um bom produto de limpeza para os recém-nascidos deve ter pH próximo a 5,5

Os sabonetes com pH alcalinos (mais altos) podem causar ressecamento e irritação na pele.

Os sabonetes líquidos são os mais indicados para o uso diário, principalmente em crianças e lactentes , cuja pele é mais sensível e delicada.

Os syndets ( synthetic detergents) na forma liquida têm o pH mais próximo ao fisiológico ( aproximadamente 5), são indicados para crianças com a pele mais sensível ou com doenças que alteram a barreira cutânea ( como a dermatite atópica e a ictiose). Assim a pele não resseca e permanece hidratada.

Os sabonetes antibacterianos apresentam os maiores pH, portanto não devem ser usados rotineiramente.

A escolha do sabonete ideal para o seu bebê é muito importante para não causar danos e irritação na pele.

Luciana Boff de Abreu

Dermatologista

Dermatologista Pediátrica

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

O autor

Conecte-se