PALAVRA DO DERMATO – Melasma

O melasma é uma alteração crônica na pigmentação da pele, acometendo em geral o rosto, mas também pode ocorrer no pescoço, colo, braços e antebraços. As manchas são mais comuns nas mulheres e parecem ter influência genética e relação com o uso de hormônios, como os anticoncepcionais orais, gravidez e exposição aos raios ultravioleta, luz visível e calor.

A cor acastanhada, mais escura que a pele normal, aparece em geral na testa, maças do rosto, nariz e buço e tende a piorar muito nas épocas de maior exposição da pele ao sol e calor. Por isso, a principal orientação no tratamento é incorporar as medidas de fotoproteção, como evitar a exposição direta da região ao sol, utilizar chapéu e protetor solar, mesmo nos dias chuvosos.

Outras orientações variam com a gravidade das manchas e sensibilidade da pele e incluem uso de despigmentantes e clareadores no domicílio e procedimentos no consultório, como peelings, microagulhamento, luzes e lasers. O médico dermatologista pode auxiliar na escolha do método mais adequado para cada caso.

Autora: Dra. Clarissa Prati – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.