Eritema Pérnio é uma alteração inflamatória da pele. Não se sabe exatamente a causa, mas acredita-se que seja uma resposta alterada dos vasos da pele ao frio, ocorrendo uma constrição desses vasos, gerando manchas vermelhas ou violáceas, por vezes dolorosas, nódulos e até bolhas com úlceras. São mais comuns nas mãos e nos pés, porém podem acometer outras extremidades como nariz e orelhas.
Em geral, as lesões surgem em 12 a 24 horas após a exposição ao frio e o quadro dura até 3 semanas. Sensação de coceira e ardência também podem estar presentes. O tratamento é principalmente a proteção das extremidades do frio, seja com roupas, luvas ou climatização do ambiente, bem como, manter a pele seca.
É muito importante interromper o tabagismo, pois este também gera constrição dos vasos piorando a situação. Café e chá preto também podem agravar o quadro em alguns pacientes. Evitar lavar muito as mãos com água fria e manter a pele hidratada auxiliam o tratamento.
Em alguns pacientes está indicada a investigação de outras doenças que podem estar associadas a perniose. Em casos com edema e dor podem ser utilizadas medicações orais para auxiliar a sintomatologia.
Procure seu dermatologista para orientá-lo da melhor maneira.
Autor(a): Dra Michelle Lise | CRM 24845
A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.